Serviços
- Cardiologia
- Cardiologia Pediátrica
- Centro de Congressos
- Centro de Desenvolvimento da Criança
- Cirurgia Cardiotorácica
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Maxilo-Facial
- Cirurgia Pediátrica e Queimados
- Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Queimados
- Comissão da Qualidade e Segurança do Doente
- Comissão de Catástrofe e Planeamento Hospitalar de Emergência
- Comissão de Coordenação Oncológica
- Comissão de Ética
- Comissão de Farmácia e Terapêutica
- Comissão de Normalização de Material de Consumo Clínico
- Comissão de Nutrição Hospitalar
- Comissão de Proteção Radiológica
- Comissão de Segurança da Informação e Proteção de Dados
- Comissão de Transfusão Hospitalar
- Comissão de Trauma
- Comissão Local de Informatização Clínica
- Comissão Técnica de Certificação de Condição para a Interrupção de Gravidez
- Comissão Via Verde Sépsis
- Conselho de Transplantação de Órgãos e Tecidos
- Conselho Técnico dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica
- Coordenação Hospitalar de Doação
- Cuidados Intensivos Pediátricos
- Gabinete da Qualidade e Segurança do Doente
- Gabinete de Codificação Clínica
- Gabinete de Comunicação, Informação e Relações Públicas
- Gabinete de Humanização Hospitalar
- Gabinete de Informação de Dados Clínicos
- Gabinete de Prevenção do Assédio Moral e Sexual
- Gastrenterologia
- Genética Médica
- Gestão de Doentes
- Gestão de Projetos, Investimentos e Património
- Gestão Financeira
- Gestão Hoteleira
- Ginecologia
- Unidade Cuidados Cirúrgicos Intermédios
- Unidade de Cirurgia de Ambulatório
- Unidade de Cuidados Paliativos Pediátricos
- Unidade de Farmacologia Clínica
- Unidade de Hepatologia e Transplantação Hepática Pediátrica
- Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória
- Unidade de Transplantação Hepática Adultos
- Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade
- Unidade Domiciliária
- Unidade Funcional de Cirurgia Torácica
- Unidade Local de Gestão do Acesso
- Urgência Geral
- Urgência Pediátrica
- Urologia e Transplantação Renal
Escolha na lista lateral o Serviço / Comissão / Gabinete / Unidade sobre a qual pretende obter mais informação em cada uma das unidades de saúde que integra o Centro Hospitalar.
Escolha na lista lateral o Serviço / Comissão / Gabinete / Unidade sobre a qual pretende obter mais informação em cada uma das unidades de saúde que integra o Centro Hospitalar.
A
- Direção/Coordenação do Setor de Aquisições de Medicamentos, Reagentes e Outros Produtos Farmacêuticos: Dra. Sandra Sousa
- Coordenação do Setor de Aquisições de Material de Consumo Clínico, Hoteleiro, Administrativo e de Manutenção e Conservação: Dr. José Bronze
- Coordenação do Setor de Aquisições de Investimentos e Fornecimentos de Serviços: Dra. Ana Rosete
- Coordenação do Setor de Logística: Dr. Ricardo Mota
B
C
- Tratamento de crianças criticamente doentes do foro médico (incluindo oncologia e neurocríticos), cirúrgico e traumatológico
- Serviço de referência nacional para crianças com necessidade de transplante de fígado
- Recém-nascidos para cuidados cirúrgicos e terapêuticas diferenciadas incluindo Hipotermia induzida na encefalopatia associada à asfixia perinatal.
- Recém-nascidos na primeira semana de vida com necessidade de internamento hospitalar
- Transporte Inter-hospitalar de todos os doentes críticos até à idade de 18 anos, na região centro
- Ventilação invasiva: 201
- Ventilação não invasiva/O2 AF: 50/31
- Ventilação de Alta Frequência: 1
- Óxido nítrico inalado: 6
- Cateter venoso central (não CVU):188
- Cateter arterial (não CAU): 121
- Cateter Epicutâneo-cava: 52
- Cateter venoso umbilical (CVU): 23
- Cateter arterial umbilical (CAU): 4
- Sonda vesical: 205 • Pacemaker: 2
- Septostomia de Raskind: 3
- Cardioversão / Desfibrilhação: 3/1
- Reanimação cardiorrespiratória: 6
- Pressão intracraniana: 11
- Ecografia cerebral: 69
- Ecografia pulmonar: 64
- Ecografia cardíaca: 145
- Hemodiafiltração: 12
- Plasmaferese* 4 doentes (12 sessões)
- Hipotermia terapêutica: 9
- EEG: 23
- NIRS: 39
- Nutrição parenteral: 46
- Projetos de investigação no âmbito do Serviço, Projetos de investigação com envolvimento de outros serviços do Departamento Pediátrico e /ou CHUC e/ou FMUC
- Projetos de investigação financiados por entidades externas
- Projetos de investigação que se enquadram em estudos estudos multicêntricos nacionais ou internacionais.
- Dr. João Rua - Serviço de Medicina Intensiva;
- Dra. Ana Marques - Serviço de Medicina Intensiva;
- Dr. João Trepa - Serviço de Infeciologia;
- Dra. Diana Ferreira - Serviço de Medicina Interna;
- Prof. Doutor Pedro Vaz - Serviço de Cirurgia Geral;
- Prof. Doutor Belmiro Parada - Serviço de Urologia e Transplantação Renal;
- Dra. Catarina Chaves - Serviço de Patologia Clínica;
- Enfermeira Nádia Carina Marques da Silva – Serviço Urgência Geral;
- Enfermeiro Carlos Manuel Sousa Brás - Serviço de Urgência Geral.
- Dr. Carlos Santos, Presidente do Conselho de Administração (Coordenador);
- Dr. Nuno Devesa, Diretor Clínico;
- Enfermeira Áurea Andrade, Enfermeira Diretora;
- Enfermeiro Jacinto Oliveira, Gestor de risco clínico e não clínico;
- Dr. João Porto, Diretor do Serviço de Urgência Geral;
- Prof. Doutora Fernanda Rodrigues, Diretora do Serviço de Urgência Pediátrica,
- Dr. José Feio, Diretor do Serviço de Farmácia Hospitalar;
- Eng. Isabel Daniel, Diretora do Serviço de Instalações e Equipamentos;
- Eng. Rui Gomes, Diretor do Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação;
- Dr. João Alegre de Sá, Diretor do Serviço de Gestão Hoteleira.
- Dra. Anabela Guimarães Barros
- Prof. Doutor Luís Miguel Catarino Curvo Semedo
- Dr. Manuel João Delgado Brito
- Dr.ª Maria Alice Madeira Barros Soeiro Mariano Pego
- Dr.ª Maria Augusta Gomes Cipriano
- Dr.ª Maria Margarida Pisco Borrego Leonor.
- Propor, ao conselho de administração, uma política de normalização de consumos;
- Emitir parecer sobre a introdução de novos materiais de consumo, em função das existências e da sua taxa de utilização;
- Propor a constituição das comissões de escolha;
- Pronunciar-se sobre a política de aquisição de material de consumo clínico, numa perspetiva de normalização e racionalidade económica.
- Dra. Sandra Sousa;
- Dra. Susana Isabel Monteiro Dias Costa
- Dr. Francisco José Palma Maio Matos;
- Enfermeira Elisa Hipólito
- Enfermeira Alice Pais;
- Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica Anabela Gomes;
- Uniformizar as indicações, uso e controlo do suporte nutricional;
- Atender às situações de desequilíbrios nutricionais e promover o seu tratamento através de uma consultadoria eficaz aos serviços clínicos, quando solicitada por estes ou pela Unidade de Nutrição e Dietética;
- Apoiar os programas de ambulatório quando solicitada, nomeadamente, nos casos de terapêutica nutricional artificial;
- Estabelecer protocolos de avaliação do estado de nutrição, indicações, prescrição e acompanhamento da terapêutica nutricional;
- Garantir a qualidade da intervenção nutricional;
- Analisar os custos e benefícios do processo de decisão em Terapêutica Nutricional;
- Capacitar os profissionais em noções de nutrição clínica e aplicação de procedimentos, através de programas de formação dirigidos;
- Apoiar na formação pré e pós-graduada;
- Elaborar e colaborar, quando solicitada, em projetos de investigação em nutrição clínica.
- Promover a adequação da utilização das técnicas de diagnóstico e terapêutica que emitem radiação ionizante e não ionizante, de forma a assegurar o cumprimento rigoroso das normas legais e regulamentares existentes;
- Promover a articulação apropriada com outras comissões hospitalares, nomeadamente com a comissão de qualidade e segurança do doente.
- Prof. Doutor Paulo José Miranda Lemos Romão Donato, que coordena;
- Dra. Gracinda Maria Magalhães Costa
- Dra. Maria Margarida Pisco Borrego Leonor
- Dra. Maria Isabel Antunes
- Eng.º Jorge Miguel Sousa Isidoro – Físico;
- Eng.º Paulo Cesar Portas Salgado Simões – Físico;
- Dr. Paulo Carvalho Gil – Físico;
- Dra. Alda Celeste Soares Pinto – Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica da área de Radiologia
- elaborar o plano anual da qualidade e segurança da doente e o respetivo relatório de atividades;
- avaliar de modo continuo as diferentes dimensões da qualidade, auscultando, sempre que necessário, as áreas técnicas consideradas pertinentes para a implementação de ações;
- garantir o cumprimento do plano de ação da qualidade e segurança do doente.
- Dulce Diogo
- Emília Torres
- Marta Bronze
- Cláudia Nazareth
- Maria João Dallot
- Adelino Besteiro
- Valentina Almeida
- Jacinto Oliveira
- Pedro Teixeira
- Liseta Lemos
- Filomena Monteiro
- Dr. Jorge Humberto Moura Pinto Tomaz - que coordena por delegação do Diretor Clínico;
- Dra. Ana Isabel Rocha Vieira Marques;
- Dra. Ana Maria Esesumaga Perez;
- Enf.ª Dulce Maria Sampaio Ribeiro;
- Enf.ª Helena Rosa Henriques Fernandes;
- Dr. Henrique Miguel Marques Bom Borges Alexandrino;
- Dra. Luísa Isabel Ferreira Silva;
- Enf. Rui Manuel Ferreira Marcelino Santos Costa;
- Dra. Sandra Filipa Nunes dos Santos
- Elaborar e desenvolver o programa interno de trauma do CHUC, enquanto centro de trauma de nível um, devendo contemplar aspetos organizativos, de articulação com outras entidades, de orientação terapêutica, de formação e de melhoria da qualidade.
- Acompanhar a aplicação da legislação ou normas orientadoras e apoiar a direção do serviço de urgência em tudo o que lhe diga respeito;
- Analisar e pronunciar-se sobre as boas práticas na assistência ao trauma, incluindo a revisão de óbitos em trauma;
- Implementar e manter o registo de trauma no CHUC;
- Desenvolver o programa de avaliação e melhoria da qualidade na abordagem e tratamento do doente traumatizado;
- Integrar a Comissão Regional de Trauma e participar na discussão das matérias relacionadas com a rede local, regional e nacional de trauma;
- Contribuir para programas de prevenção da sinistralidade por trauma.
- Dra. Paula Casanova (Coordenadora)
- Dra. Emília Trigo
- Dra. Filipa Madeira
- Dr. Gonçalo Guerreiro
- Prof. Doutor Henrique Alexandrino
- Dra. Liliana Santos
- Dr. Pais Lopes
- Enf. Rui Marcelino
- Dr. Henrique Cabral
- Dr. João Boavida
- Garantir que a estratégia TIC da respetiva entidade considera os objetivos da ENESIS 2020, integra as suas iniciativas e boas práticas no eSIS;
- Implementação de iniciativas no âmbito da ENESIS 2020, coordenando as atividades dos diversos departamentos e serviços envolvidos, atribuindo responsabilidades locais pelo cumprimento dos objetivos e SIS;
- Monitorizar no CHUC a implementação das iniciativas e acompanhamento de indicadores e risco e reportar essa avaliação através da plataforma de Gestão de Portfólio de Iniciativas disponibilizada.
- Dar parecer sobre a evolução da arquitetura dos sistemas de informação e a organização de processos;
- Participar na elaboração e manutenção atualizada do plano informático do hospital; Monitorizar a implementação das opções estratégicas relacionadas com o sistema de informação;
- Promover a harmonização da informação clínica e administrativa existente nos sistemas de informação;
- Promover a integração das aplicações informáticas existentes no hospital;
- Avaliar o grau de cumprimento da política de confidencialidade para assegurar a proteção de dados e a informação relativa a utentes e trabalhadores, em conformidade com a legislação em vigor;
- Colaborar na promoção de medidas de reforço efetivo da privacidade e da proteção de dados dos utentes e profissionais em conformidade com a legislação em vigor.
- A comissão local de informatização clínica pode constituir grupos especializados de apoio ao desenvolvimento, adequação e otimização de aplicações informáticas.
- Dr. Pedro Simões
- Dr. Miguel Félix;
- Dr. Paulo Lourenço;
- Enf.ª Elisa Teles de Melo;
- Enf.º João Filipe Fernandes;
- Eng.º Rui Gomes;
- Eng.ª Margarida Marques;
- Dra. Elisabete Pires;
- Dra. Joana Cunha;
- Dr. José Carneiro.
- Dra. Elsa Marques Vasco
- Dra. Etelvina Morais Ferreira Fonseca
- Dra. Maria Eulália Antunes Afonso
- Dra. Sofia Margarida Franco
- Dra. Fabiana Viana Ramos
- Dra. Maria Clara Morais Rodrigues Dias
- Dra. Rosa Ramalho Alves
- Dr. Luís Filipe Costa Das Matos
- Dra. Eulália Maria bento Galhano
- Dra. Maria de Fátima Sampaio Negrão
- Dr. Miguel Pedro da Rocha Branco
- Dra. Lina Maria J. F. Cardoso Ramos
- Dra. Maria do Céu Silva Almeida
- Dra. Fabiana Viana Ramos
Área | Coordenação |
Análises Clínicas e Saúde Pública | Dra. Sónia Almeida - Interina |
Anatomia Patológica | Dra. Cristina Paula Agapito |
Audiologia | Dra. Elizabete Grau |
Cardiopneumonologia | Dr. Victor Monteiro |
Dietética | Dra. Maria do Carmo Carvalho |
Farmácia | Dr. Gustavo Calhau |
Fisioterapia | Dra. Ana Pinho |
Higiene Oral | Dr. Francisco Marques (representante) |
Medicina Nuclear | Dra. Izilda Ferreira |
Neurofisiologia | Dra. Clara Santos |
Ortótica | Dr. Marcelo Seara |
Prótese Dentária | Dr. Anabela Pedroso (representante) |
Radiologia | Dra. Alda Pinto |
Radioterapia | Dra. Maria João Cura Mariano |
Terapia da Fala | Dr. Brito Manuel Marques Largo |
Terapia Ocupacional | Dra. Noémia Encarnação |
- Dra. Maria Cláudia Teixeira Pereira Mendes Pinto dos Santos - Jurista (PRESIDENTE)
- Dra. Alexandra Daniela Alves Cerca Seabra Dinis - Médica (VICE-PRESIDENTE)
- Enf. Adélio Tinoco Mendes - Enfermeiro
- Dr. António Pedro Araújo Lopes - Administrador Hospitalar
- Dra. Isabel Maria Cruz Ventura - Assistente Social
- Dra. Isabel Gomes – Farmacêutica – Elemento externo
- Rev. Pe. Doutor Nuno Miguel dos Santos - Elemento externo
- Dra. Teresa Alexandra Santos Carvalho Lapa - Médica
- Dra. Teresa Maria Calisto Menezes Pereira Monteiro - Elemento externo
- Dr. António Pedro Araújo Lopes
- Enf.º Adélio Tinoco Mendes
- Prof. Doutor Pedro Manuel Narra de Figueiredo (Presidente)
- Dr. Manuel João Delgado de Brito;
- Dr. Jorge Manuel dos Santos Fortuna;
- Dr.ª Cláudia Margarida Carvalho Santos Nazareth;
- Dr.ª Lívia Maria Abreu Freire Diogo Sousa;
- Dr. José António Lopes Feio;
- Dr. Francisco José Ávila Soares Machado;
- Dr. Sebastião Rebocho Ferreira Silva;
- Dr.ª Ana Paula Rodrigues Tavares Pina;
- Dr.ª Marília João Silva Pereira Rocha
- Acompanhar a execução do plano de ação em matéria de proteção de dados;
- Propor planos de intervenção sectoriais, tendo em vista o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados;
- Fomentar a divulgação de boas práticas e promover a formação dos profissionais em proteção de dados;
- Trauma da face (feridas e esfacelos, perdas de substância e tegumentos, fraturas de ossos da face), tratamento de suas sequelas;
- Patologias benignas da cabeça e pescoço: Tumores da cavidade oral (boca, lábio, língua, mucosa da bochecha, pavimento oral, palato, seio maxilar);Tumores cutâneos da pele da face, cabeça e pescoço; Quistos e fístulas da cavidade oral (odontogénicos) e do pescoço (branquiais, tiroglosso); Tumores benignos e patologia funcional das glândulas salivares (parótida, submandibular, sublingual, glândulas minor);
- Cancro da cavidade oral, das glândulas salivares e da pele da face e pescoço;
- Metástases ganglionares do pescoço;
- Cirurgia reconstrutiva oral e facial (retalhos locais, loco-regionais e livres);
- Cirurgia ortognática no tratamento de alterações da mordida (maloclusão) e alterações do crescimento da face (dismorfias dento-faciais isoladas ou sindrómicas);
- Tratamento cirúrgico de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS);
- Correção de malformações craniofaciais congénitas (fendas lábio-palatinas, disostoses craniofaciais e mandibulo-faciais, espetro oculo-auriculo-vertebral, acondroplasia);
- Patologia maxilo-facial em idade pediátrica;
- Lesões vasculares da face e pescoço;
- Patologia da Articulação Temporomandibular (anquilose, luxação de repetição, patologia do disco).
D
- Dotar o CHUC dos recursos bibliográficos e informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e de prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade e garantir apoio à decisão clínica; • Conectar os utilizadores com recursos confiáveis;
- Fomentar a relação de maior proximidade, com o atendimento presencial que permite melhor guiar os utilizadores nos recursos disponíveis;
- Ter uma biblioteca virtual/digital que engloba um conjunto relevante de recursos bibliográficos de suporte às atividades do CHUC;
- Manter o espaço físico que permite responder às exigências dos seus atuais utilizadores, assim como de potenciais utilizadores;
- Cooperar com outras bibliotecas e serviços de documentação nacionais e estrangeiros, garantido um maior acesso à informação;
- Promover e divulgar a produção científica da instituição, assim como ajudar a maximizar o impacto das publicações, criando perfis nas redes colaborativas e tirando partido das novas métricas;
- Avaliar e monitorizar a produção científica, criando relatórios bibliométricos e identificando os indicadores e métricas;
- Preservar a memória intelectual do CHUC, armazenando, centralizando e dando acesso à produção científica da instituição;
- Fomentar um ambiente de investigação assente na integridade, assegurando as melhores práticas e padrões éticos na condução e elaboração de trabalhos científicos;
- Garantir os procedimentos de cumprimento da Politica Nacional de Ciência Aberta;
- Colaborar nas principais etapas do ciclo da produção da informação: ─ Na pergunta de investigação que espoleta o processo de procura da informação em bases de dados bibliográficas, fomentando a produção intelectual; ─ Na escrita, na edição e na publicação; ─ Na projeção e divulgação da ciência produzida, procurando dar acesso à informação em repositório e em revistas de acesso livre;
- Manter o nível de participação científica em reuniões nacionais e internacionais, estabelecendo e reforçando protocolos de cooperação, assim como estimulando a participação na investigação.
- Avaliar e monitorizar o output científico;
- Potenciar condições para a produção e projeção da investigação desenvolvida na instituição;
- Promover de ações de marketing e de formação;
- Promover a visibilidade da instituição e dos que nela trabalham;
- Participar no processo de publicação (conhecimento sobre o ciclo de vida da publicação; questões de autoria; como e onde publicar; peer review);
- Evidenciar a capacidade de análise e síntese da informação;
- Promover a cultura da Ciência Aberta;
- Apoiar a realização de projetos de investigação: estimular a investigação e a produção científica, quer apresentando e sugerindo recursos bibliográficos, quer promovendo serviços e eventos que estimulem e facilitem a publicação de artigos científicos;
- Apoiar a divulgação e projeção dos resultados da investigação.
- Sala de Leitura
- Sala de Trabalho de Grupo
- Sala de Estudo Sala de Estudo Individual/Silêncio
- Sala de Brainstorming
- Sala de Pesquisa/Terminais
- Sala de Leitura
- Sala de Trabalho de Grupo
- Sala de Leitura
- Prof.ª Doutora Margarida Gonçalo
- Dr. José Pedro Reis
- Dr. Hugo Schönenberger de Oliveira
- Dr.ª Maria Manuel Brites
- Prof. Doutor Ricardo Vieira
- Dr. José Carlos Cardoso
- Dr.ª Felicidade Santiago
- Prof.ª Doutora Ana Brinca
- Dr.ª Inês Coutinho
- Dr.ª Leonor Ramos
- Dr. André Pinho
- Dr.ª Mariana Batista
- Dr.ª Joana Calvão
- Drª Sofia Pereira
- Drª Carolina Figueiredo
- Drª Luísa Matos
- Drª Joana Xará
- Dr. Duarte Flor
- Dr. João Soares
- Dr. João Teixeira
- Dr. Francisco Martins
- Dr. André Martins
- Dr. David Caetano
- Drª Mariana Pedroso
- Dr. Francisco Mano
- Manuel Ângelo Almeida
- Enf. Alfredo Brinca
- Enf.ª Rosária Rodrigues
- Enf.ª Fátima Maria Ribeiro
- Enf.ª Maria Fátima Mateus
- Enf.ª Teresa Borralho
- Enf.ª Rita Gouveia
- Enfª Ângela Carvalho
- Enfª Margarida Pereira
- Enf.ª Isabel Oliveira
- Enfº Pedro Roque
- Enf. Luis Henrique Velo
- Enf.ª Paula Cristina Fernandes
- Enf.ª Cristina Ramos
- Enf.ª Susana Almeida
- Enf.ª Irina Matos
- Enfª Helena Lopes
- Enfª Vanessa Montenegro
- Enfª Ana Isabel Cordeiro
- Enfª Paula Amaral
- Enfª Diana Silva
- Enfª Soraia Simões
- Enfª Inês Rodrigues
- Enfª Renata Moreira
- Enfª Carolina Parreira
- Enfª Filipa Amorim
- Enfª Inês Freitas
- Enfª Sara Duarte
- Enfº João Barata
- Enfª Carina Rodrigues
- Enfº Pedro Carvalho
- Enfª Adria Silva
- Enfª Marisa Brás
- Enfª Ângela Carvalho
- Enfª Daniela Mota
- Ana Paula Dantas
- Carla Susana Gandarez
- Isabel Cristina Ferreira
- Maria do Céu Monteiro
- Helena Paula Figueiredo
- Elsa Cristina Santos
- Elisabete Ventura
- Mafalda Rodrigues
- Flávia Mendes
- Ofélia Neto
- Anabela Bebiano
- Carla Batista
- Carla Ferreira
- Elisabete Matias
- Margarida Geraldes
- Maria Lurdes Correia
- Rosa Maria Moura
- Susana Santos
- Tânia Pereira
- Telma Cardoso
- Consultas de Dermatologia Geral e Pediátrica e consultas especializadas de Psoríase, Urticária, Dermatite Atópica, Oncologia cutânea (cancro cutâneo avançado e linfomas cutâneos), lesões pigmentadas (“sinais atípicos”), Infeções sexualmente transmissíveis, dermatoses da imunossupressão e Genodermatoses.
- Procedimentos cirúrgicos, incluindo cirurgia complexa (retalhos, enxertos, cirurgia micrográfica de Mohs, biópsia do gânglio sentinela e cirurgia da hidradenite supurativa), tratamento com LASER, sobretudo para lesões vasculares, crioterapia (tratamento pelo frio), fototerapia e terapêutica fotodinâmica.
- Testes cutâneos de alergia para estudo de dermatites de contacto e alergia medicamentosa (não imediata).
- Dermatopatologia
- Hospital de Dia para administração de biológicos e quimio/imunoterapia
- Consulta de Enfermagem para realização de pensos cirúrgicos e/ou feridas crónicas
- Omalizumab utilizado em cerca de 60 doentes com urticária crónica,
- Dupilumab e/ou tralocinumab para dermatite atópica e prurigo nodular atualmente com cerca de 50 doentes em tratamento.
- Rituximab para o tratamento de pênfigo vulgar ou seborreico resistente aos tratamentos convencionais (2 a 4 doentes/ano)
- Múltiplos tratamentos com fármacos anti-TNF-alfa, anti IL-13 ou anti-IL17 para psoríase e hidradenite supurativa com mais de 80mdoentes em seguimento
- Lanadelumab, fármaco anti calicreina, que mudou completamente a vida de dois doentes com angioedema hereditário.
- Margarida Gonçalo,
- Ricardo Vieira,
- José Carlos Cardoso,
- André Pinho
- Joana Calvão
- Margarida Gonçalo,
- Leonor Ramos,
- Hugo Oliveira,
- Duarte Flor,
- Teresa Borralho,
- Fátima Ribeiro
- The characterization of urticaria markers including anti-TPO and ige in serum (CU-TIGER) – Marcus Maurer- Berlim (Investigador Principal) Margarida Gonçalo (Co-investigadora).
- Efeitos secundários imunológicos do tratamento com “checkpoint inhibitors” – fenótipos e biomarcadores imunológicos. Projeto pepita da faculdade de medicina, universidade Coimbra.
- Margarida Gonçalo (investigadora principal), Frederico Regateiro, Inês Coutinho, Paulo Santos, Henriqueta Breda, Ricardo Vieira
- Vascularization of random pattern flaps and skin grafts: in vivo prospective study by laser speckle contrast analysis.
- Ricardo Vieira (investigador principal), Ana Brinca (co-investigadora), André Pinho (co-investigador)
- Projecto international – eaaci task force for the definition of urticarial vasculitis
- Karoline KRAUSE- Chair (Berlin) ; Margarida Gonçalo, CO-CHAIR (Portugal)
- COLD-CE – Cold Urticaria and other related cold-induced reactions – Comprehensive Evaluation: Marcus Maurer – Chair (Berlim); Margarida Gonçalo – Investigator
- GENÓTIPO HLA E SUSCEPTIBILIDADE PARA SENSIBILIZAÇÃO A METACRILATOS
- (Serviço de Dermatologia/Imunoalergologia/Instituto Português do Sangue)
- FREDERICO REGATEIRO (Investigador Principal), MARGARIDA GONÇALO e ANTÓNIO MARTINHO (Co-Investigadores)
- Estudo Globostad - OBS15990 – “Estudo observacional prospetivo de doentes a receber Dupixent por Dermatite atópica”, no sentido de avaliar a segurança e eficácia a longo prazo do dupilumab utlizado no tratamento da dermatite atópica.
- Estudo observacional APOLO - B7451081 - APOLO: AtoPic dermatitis - a cross sectionaL study on disease characteristics and impact On patients
- Estudo PRIME 2 – EFC16460 - “Estudo multicêntrico, aleatorizado de grupos paralelos, em dupla ocultação, controlado por placebo, para avaliar a eficácia e segurança de dupilumab em doentes com prurigo nodular, inadequadamente controlado com terapêuticas tópicas, ou nos casos em que essas terapêuticas não sejam aconselhadas”
- AMETHYST - A 2-Part Seamless Part A (Phase 2)/Part B (Phase 3) Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled, Multicenter Study to Evaluate the Efficacy and Safety of BIIB059 in Participants with Active Subacute Cutaneous Lupus Erythematosus and/or Chronic Cutaneous Lupus Erythematosus with or without Systemic Manifestations and Refractory and/or Intolerant to Antimalarial Therapy ()
- Amgen 20210153 “A Phase 3, Randomized, 104-week, Placebo-controlled, Double-blind Study With Rerandomized Treatment Withdrawal to Assess the Efficacy, Safety and Tolerability of AMG 451 Monotherapy in Adult Subjects With Moderate-to-severe Atopic Dermatitis (AD)”
E
- Internamento
- Hospital de Dia
- Residência e Prevenção
- Consultas: Endocrinologia, Diabetes, Tiroide, Obesidade, Transição em Endocrinologia e em Diabetes, Tumores Hipofisários, Tumores Suprarrenais, Pé Diabético.
- Ecografia e Citologia Tiroideia
- Centro Tratamento PSCI
- Consultas Multidisciplinares: Endocrinologia e Gravidez, Oncologia Tiroideia e da Hipófise, Transplantação Renal, URGUS, Distúrbios Alimentares e Cirurgia da Obesidade.
- Perfusão subcutânea contínua de insulina (PSCI) – vulgo “bombas portáteis de insulina” - 355 adultos e 4 grávidas.
- Utilização de fármacos de prescrição e cedência hospitalar em situações do foro da Endocrinologia: ligandos dos recetores da somatostatina de duração prolongada, em 54 doentes com acromegalia; mitotano, em 8 doentes com carcinoma da suprarrenal; inibidores da tirosinocinase, em 14 doentes com carcinoma tiroideu.
- Assistente Social Dr.ª Fernanda Maria do Nascimento Bastos Silvério;
- Assistente Social Dr.ª Maria Paula Fernandes Rodrigues Namora.
- Enf.ª Margarida Isabel Oliveira Ferraz Santos;
- Enf.ª Especialista Filomena Maria Henriques Saraiva;
- Enf.ª Paula Sofia Correia Silva Mendes Simões;
- Enf.ª Ana Cristina Colaço Castro;
- Enf.ª Rita Tatiana Martins Santos
- Dra. Maria Rosário Jesus Lebre Garcia
- Enf.ª Sara Raquel Pedrosa Cunha
- Enf.ª Teresa Margarida Almeida Neves
- Dra. Natércia Maria Marcelo Freire
- Dra. Maria Sofia Barba Meneses Cunha Soares
- Primeiras Consultas
- Consultas subsequentes
- Consultas de urgência
- Tratamentos específicos no âmbito da Estomatologia
- Consulta de triagem de doentes deficientes – paralisia cerebral
- Consulta com tratamento de doentes deficientes com sedação consciente (Anestesista)
- Consulta de doentes com patologia de risco
- Assistência a doentes internados
- Assistência a doentes com patologias associadas
- Consulta de profilaxia
- Consulta de tratamento de doentes com patologia do sono
- Cirurgia oral
- Anestesia geral no bloco
- Anestesia geral e local na UCA
- Anestesia local no Bloco de Celas e Bloco Central (piso -1)
- Intraorais periapicais
- Ortopantomografias
- RX Cone Beam
- RX da mão
- Telerradiografias de perfil
F
G
- Consultas da Especialidade de Genética Médica (médicos da especialidade de Genética Médica)
- Consultas de Enfermagem (profissional com Mestrado Profissionalizante em Aconselhamento Genético)
- Consultas de Psicologia (profissional com Mestrado Profissionalizante em Aconselhamento Genético)
- Análises de citogenética constitucional a partir de sangue periférico (Técnicos Superiores de Saúde com a especialidade do Ramo Genética conferida pela ACSS)
- Secretariado
- Qualidade e acreditação;
- Gestão do risco;
- Plano de segurança interna;
- Auditorias clínicas e indicadores clínicos.
- Dar cumprimento à estratégia nacional da qualidade em saúde e ao plano nacional da segurança do doente;
- Propor a implementação de sistemas de gestão da qualidade de acordo com as necessidades e objetivos do CHUC, acompanhar e monitorizar estes sistemas, nomeadamente os projetos de acreditação e certificação;
- Apoiar e acompanhar as equipas de projetos de melhoria da qualidade assistencial;
- Desenvolver estratégias que permitam a identificação, avaliação, análise e monitorização sistemática de incidentes e a antecipação de erros associados aos cuidados de saúde com vista à promoção de um ambiente seguro;
- No âmbito da gestão do risco, elaborar normas e implementar plano de melhoria que promovam a segurança dos doentes e profissionais;
- Sensibilizar, formar e treinar os profissionais e outros intervenientes no âmbito da qualidade, segurança e gestão do risco, nomeadamente os interlocutores locais para a qualidade e segurança;
- Promover e realização de estudos, auditorias internas e inquéritos de satisfação.
- Dra. Ana Santo Ribeiro Raimundo
- Dra. Maria João Dias Marcelo Dallot
- Enf. Jacinto Malva de Oliveira
- Eng. Adelino Guerra Besteiro
- Dra. Catarina Isabel dos Santos Monteiro
- Enf.º Carlos Manuel Santos Fernandes
- Cristina Mendes
- Alimentação;
- Áreas comuns, arruamentos, jardins e mata;
- Casas mortuárias;
- Central telefónica e comunicações;
- Concessões diversas de natureza hoteleira e outras amenidades;
- Expediente;
- Gestão de parques de estacionamento e cartões de acesso;
- Gestão de resíduos hospitalares;
- Gestão, tratamento e distribuição de roupa;
- Higiene, limpeza e desinfestação;
- Movimentações de bens;
- Receções e portarias;
- Transportes internos e estafetas;
- Vigilância e segurança.
- Salomé Marques, Coordenador, GCIRP e CC
- Carla Heitor, Assistente Técnica, GCIRP
- José Carlos Pereira, Assistente Técnico, GCIRP
- Lígia Melo, Assistente Operacional, GCIRP
- Graça Clemente, Assistente Operacional, CC
- João Lucas, Assistente Operacional, CC
- José Simões, Assistente Operacional, CC
- Ricardo Heitor, Assistente Operacional, CC
- 1 estagiária programa PepaP XXI
A constituição do Gabinete de Gestão de Projetos, Investimentos e Património está prevista no Art.º 79.º do Regulamento Interno do CHUC, tendo sido criado, por Deliberação do Conselho de Administração do CHUC de 24/09/2020 e publicitada através da Circular Informativa n.º 75/2020, de 28 de setembro. Integram o Gabinete de Gestão de Projetos, Investimentos e Património:
- Dra. Fernanda Gomes, Diretora do Serviço de Gestão Financeira
- Eng.ª Isabel Daniel, Diretora do Serviço de Instalações e Equipamentos
- Dra. Sandra Sousa, Diretora do Serviço de Aprovisionamento
- Dr. Francisco Maio Matos, representante do Diretor Clínico
- Enf. Elisa Hipólito, representante da Enfermeira Diretora
- Gerir todo o património edificado e de equipamentos;
- Elaborar um plano com a programação de manutenção do edificado e a respetiva orçamentação plurianual;
- Elaborar um plano de amortização dos equipamentos ao serviço do CHUC, a calendarização da atualização ou substituição e a respetiva orçamentação plurianual;
- Sinalizar atempadamente ao conselho de administração as necessidades de intervenção no edificado e a substituição ou atualização de equipamentos;
- Elaborar e dinamizar programas e atividades destinados a captar recursos financeiros, através de mecenato, doações e outras formas de financiamento, destinados a apoiar projetos de inovação e desenvolvimento técnico e científico;
- Elaborar candidaturas a programas de financiamento, em colaboração com os serviços onde os mesmos se irão desenvolver e submetê-los ao conselho de administração, para apreciação e aprovação;
- Acompanhar a execução das deliberações do conselho de administração respeitantes a projetos de investimento, monitorizando o cumprimento das etapas conducentes à sua concretização e informando periodicamente o conselho de administração sobre o desenvolvimento do processo;
- Colaborar na atualização permanente do inventário do parque de equipamentos existentes;
- Pronunciar-se sobre a aceitação de equipamentos doados, nomeadamente dos que impliquem a utilização de consumíveis;
- Fomentar a utilização partilhada e racional dos espaços edificados e dos equipamentos.
O Gabinete de Gestão de Projetos, Investimentos e Património integra ainda a Comissão de Gestão do Património Cultural, Histórico e Artístico do CHUC,EPE criada por Deliberação do Conselho de Administração do CHUC de 5 de novembro de 2020 e publicitada através da Circular Informativa n.º 97/2020, de 5 de novembro. A referida Comissão é constituída pelos seguintes elementos:
- Eng. Alberto Adrego
- Dr. Dinis Feitor
- Enf. Elisa Hipólito
- Dr. José Cardoso
- Dra. Helena Donato
- Dra. Sandra Sousa
- Internamento (enfermaria própria e apoio a outros serviços)
- Consulta externa
- Serviço de urgência
- Hospital dia Endoscopia digestiva, neurogastrenterologia e testes respiratórios
H
I
- Consulta geral e diferenciada
- Atendimento não programado
- Internamento seletivo
- Hospital de Dia
- Testes cutâneos de alergia
- Prick-Picada
- Prick / Prick
- Intradérmicos
- Patch- Epicutâneos
- Provas de provocação com alimentos, fármacos / produtos de contraste e aeroalergénios
- Orais
- Injetáveis
- Nasais
- Oculares
- Testes Físicos
- Terapêuticas diferenciadas
- Imunoterapia a aeroalergénios
- Imunoterapia / dessensibilização a alimentos
- Imunoterapia a venenos de Hymenoptera
- Dessensibilização a quimioterapia e outros fármacos
- Terapêuticas biológicas
- Terapêuticas de reposição em Imunodeficiências primárias e Angioedema hereditário
- Diretora de Serviço e Professora Universitária: Todo Bom, Ana
- Responsável pela Consulta Externa: Loureiro, Carlos
- Responsável pelo Hospital de Dia: Faria, Emília
- Professor Universitário: Regateiro, Frederico
- Rede GA2LEN
- Aging at Coimbra
- ENDA/EAACI
- Saúde respiratória digital - MASK-Air
- Registo ESID
- Rede de Especialistas de Asma Grave
- Registos nacionais de anafilaxia e dermatite atópica
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35112371/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34741557/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36335421/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36325824/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35715881/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35361562/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36872189/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37669079/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36907817/
- Consulta externa
- Hospital de Dia
- Testes Cutâneos
- Hospital de Dia
- Consulta Externa
- Hospital de Dia
- Internamento
- Hospital de dia aberto ao exterior
- Consultas externas com marcação
- Consulta descentralizada no EP de Coimbra e de Leiria
- Teleconsulta
- Apoio Médico de Residente a utentes internados e do exterior
- Apoio telefónico feito pelo Médico Residente
- Realização de elastografia hepática às 2ªas f de tarde, sob marcação
J
- Prestar assessoria jurídica ao conselho de administração e demais órgãos de gestão;
- Elaborar estudos, pareceres e informações de natureza jurídica sobre matérias relevantes para a atividade do CHUC;
- Dinamizar o conhecimento oportuno de normas e regulamentos e proceder ao tratamento da legislação e jurisprudência de interesse;
- Instruir processos disciplinares, de inquérito e de averiguações, independentemente do vínculo laboral dos visados em matérias, exclusivamente, da competência do SJC;
- Instruir e colaborar na instrução dos demais procedimentos administrativos, em especial recursos hierárquicos;
- Promover e assegurar a defesa contenciosa dos interesses do CHUC;
- Elaborar participações criminais e acompanhar os respetivos procedimentos;
- Prestar patrocínio judiciário em todas as jurisdições.
- Procurar a melhoria contínua, promovendo a excelência;
- Potenciar o trabalho em equipa;
- Privilegiar e estimular a inovação;
- Otimizar resultados (implementação de novas ferramentas informáticas);
- Dinamizar uma maior motivação da equipa;
- Criar um espaço semanal/projeto – “Peça Ajuda - O SJC está aqui!”, destinado aos doentes internados (apoio jurídico on-line, via e-mail ou físico/deslocação aos serviços sinalizados pelo Diretor de Serviço/Enfermeiro-Chefe) para que o doente se sinta mais seguro e acompanhado, enquanto fora do seu habitat natural, na estadia hospitalar.
L
M
- Estudo da pessoa infértil: consulta e exames complementares de diagnóstico.
- Realização de técnicas de Procriação Medicamente Assistida
- Preservação da Fertilidade
- Colheita de Gâmetas de dador para o Banco Público de Gâmetas
- Hipertiroidismo com Iodo-131 - 70
- Tratamentos/ano Cancro da tiroide com Iodo-131 - 75
- Tratamentos/ano Metástases ósseas do cancro da próstata com Rádio-223 - 30
- Tratamentos/ano Tumores neuroendócrinos com 177Lu-DotaTate - 40
- Tratamentos/ano Radioembolização com Hólmio-166 - 5 tratamentos/ano
- Consultas de Perturbações do Sono, Psiquiatria do Sono, Psicologia do Sono, Neurologia do Sono.
- Todos os exames do sono: Estudo Cardiorespiratório do Sono, Polisonografia nível I e nível II (laboratório e domicilio), Testes de Latência Múltipla, Teste de Manutenção Vigília, Actigrafia.
N
- Enf.ª Berta Augusto
- Enf.ª Maria do Céu Nunes
- Enf. Júlio Costa
- Fibrinólises realizadas no CHUC: 57
- Trombectomias realizadas no CHUC: 456
- Fibrinólises realizadas no CHUC: 76
- Trombectomias realizadas no CHUC: 521
- a) Diretor de Serviço de Neurologia: 7708@chuc.min-saude.pt
- b) Coordenador da área de investigação no Serviço de Neurologia: 7589@chuc.min-saude.pt

- Ensaios Clínicos (Coordenação):
- Esclerose Múltipla (Prof. Sónia Batista) 10 (33%)
- Demência (Prof. Isabel Santana) 8 (27%)
- Risco Vascular (Dr. Gustavo Santo) 8 (27%)
- Epilepsia (Dr. Francisco Sales) 1 (3%)
- Doença de Parkinson (Drª Ana Morgadinho) 2 (7%)
- Doenças Hereditárias do Metabolismo (Drª Mª Carmo Macário) 1 (3%)
- O Serviço de Neurologia conta com 6 profissionais doutorados e 22 colaboradores (17 médicos) a frequentar programas doutorais.
- Guia de Acolhimento Internamento
- Guia de Acolhimento Consulta Externa
- Guia de Acolhimento Hospital dia
- Assistência clínica ao doente renal com patologia aguda ou crónica nas áreas da consulta externa, internamento e urgência, incluindo a substituição da função renal, através da hemodiálise ou diálise peritoneal;
- Colaboração clínica integral na Unidade de Transplantação Renal do CHUC, ao nível do internamento, consulta externa e apoio à urgência externa e interna;
- Ligação interdisciplinar com as especialidades médicas e cirúrgicas do CHUC e Medicina Geral e Familiar com foco no doente;
- Ensino pré-graduado da valência de Nefrologia (5.º ano médico) no âmbito da Unidade Curricular de Patologia do Sistema Urinário da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;
- Ensino pós-graduado, com idoneidade formativa total, no âmbito do Internato de Formação Específica de Nefrologia;
- Ensino pré e pós-graduado da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
- Investigação básica e clínica, em articulação próxima com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra/iCBR, e outras instituições nacionais e internacionais;
- Produção e atividade científica traduzida em conferências, palestras, comunicações orais e posters e artigos/publicações, em reuniões clínicas, simpósios, congressos e revistas com revisão por pares, indexadas e não indexadas;
- O Serviço encontra-se representado através dos seus profissionais em organismos oficiais, como o Colégio de Especialidade de Nefrologia da Ordem dos Médicos, Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Sociedade Portuguesa de Transplantação, Comissão Nacional para o Acompanhamento e Desenvolvimento da Doença e Transplantação, e a revista portuguesa de nefrologia (órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Nefrologia "Portuguese Journal of Nephrology and Hypertension".
- Prestar consultadoria aos profissionais e equipas da MBB que lidam cos as situações de suspeita de maus tratos
- Apoia-los no acompanhamento destes casos
- Eventualmente gerir os casos mais complexos
- Sinalizar os casos que necessitam de transitar para a CPCJ ou os Tribunais
- Elaborar a casuística anual dos casos de maus tratos
- Identificação e avaliação do risco nutricional, diagnostico, intervenção e monitorização da terapêutica nutricional no doente internado e em ambulatório;
- Ensino, formação e investigação;
- Emissão de pareceres técnicos;
- Avaliação da qualidade bromatológica e microbiológica das dietas;
- Avaliação da qualidade higiénica dos alimentos e equipamentos ao longo da cadeia alimentar.
- Planeamento e supervisão técnica dos serviços de alimentação nos vários polos;
- Emissão de pareceres técnicos.
- Centralização e gestão de material clinico bombas de perfusão de alimentação e respetivos sistemas).
- A. Gomes Pereira, 0859N
- Carlos Silvestre, 1153N
- Carmo Carvalho, 1397N
- Cristina Fonseca, 0717N
- Cristina Machado, 0718N
- Maria Dulce Machado, 0992N
- Juliana Batista, 3619N
- Rafaela Trincão, 2335N
- Rosa Mª Silva, 0970N
- Tatiana Fernandes, 2458N
- Tiago Soares Pina, 1009N
- Vera Ruivo Dias, 0313N
- Polo HG
- Anabela Martins, 0869N
- Isabel Matos, 0326N
- Nanci Baptista, 0353N
- Sérgio Cunha Velho, 0481N
- Maria João Sousa, 0771N
- Realiza consultas de Nutrição e Dietética em internamento, consulta externa e Hospitais de Dia;
- Integra Comissões técnicas: comissão de nutrição e Conselho Técnico TSDT;
- Participa em Centros de Referência e integra equipas multidisciplinares.
O
P
- Padronização tecnológica (equipamentos, reagentes e procedimentos)
- Gestão dos recursos humanos, informáticos
- Diminuição das ações repetitivas, sem valor por parte dos profissionais, com distribuição para áreas mais diferenciadas
- Melhoria da eficiência (TAT – tempo de processamento da amostra até ao resultado)
- Melhoria da gestão (redução dos custos operacionais, redução do número de tubos por doente
- Avaliação da qualidade e eficiência do processo em tempo real (KPI
- Padronização e melhoria do controlo de qualidade
- Colaboração nos ensaios clínicos e protocolos de investigação que incluam análises laboratoriais (realização local ou externa).
- Avaliação de novos parâmetros laboratoriais ou de novas metodologias/equipamentos, em colaboração com as empresas da área.
- Desenvolvimento de projetos próprios de investigação nas diversas áreas do conhecimento laboratorial.
Ano |
Apresentações em congressos e cursos |
Lista de publicações em revistas científicas e capítulos de livros |
2017 | 47 | 11 |
2018 | 34 | 21 |
2019 | 46 | 26 |
2020 | 27 | 16 |
2021 | 21 | 16 |
2022 | 20 | 21 |
- Alcina Mateus
- Anália do Carmo
- Artur Paiva
- Catarina Chaves
- Eulália Costa
- Gilberto Marques
- João Frade
- João Mariano Pego
- José Pedro Sousa Baptista
- Paula Laranjeira
- Rui Tomé
- A intervenção psicológica e psicoterapêutica, com o objetivo de promover a adaptação psicológica à doença física ou a adaptação a contextos de vida adversos que impliquem sofrimento emocional ou perturbação psicológica e doença mental;
- A avaliação psicológica e neuropsicológica;
- A reabilitação psicológica.
- Avaliação psicológica e neuropsicológica;
- Intervenção psicológica e psicoterapêutica;
- Reabilitação psicológica.
- Dr. Joaquim Manuel Ferreira Oliveira , Infeciologista
- Dr. Joaquim Oliveira, Infeciologista
- Enf. Gestora Celínia Antunes
- Enf. Ana Garrido
- Enf. Ângela Dinis
- Enf. Carla Rodrigues
- Enf. Diana Gaspar
- Enf. Gilberto Vicente
- Enf. Maria José Coelho
- Enf. Sónia Neves
- Enf. Susana Rodrigues
- Enf. Ricardo Conceição
- Enf. Rita Garcia
- Dra. Ana Brett, Pediatra
- Dr. Gonçalo Cruz, Infeciologista
- Dr. Gonçalo Silva, Infeciologista
- Dr. João Rua, Internista
- Dra. Margarida Prata, Infeciologista
- Dra. Mariana Lopes, Infeciologista
- Prof. Doutora Marília João, Farmacêutica
- Dra. Catarina Chaves, Microbiologista
- Promover e supervisionar as práticas locais de prevenção e controlo de infeção e de uso de antimicrobianos;
- Garantir o cumprimento obrigatório dos programas de vigilância epidemiológica de infeção associada a cuidados de saúde, de consumo de antimicrobianos e de resistências aos antimicrobianos, nomeadamente a vigilância e notificação de microrganismos-problema e de microrganismos alerta e a implementação de auditorias clínicas internas;
- Garantir o cumprimento de precauções básicas de controlo de infeção e precauções baseadas nas vias de transmissão;
- Promover práticas locais de isolamentos para contenção de agentes multirresistentes e/ou epidemiologicamente significativos, assegurando a gestão racional dos recursos físicos existentes de acordo com a gestão de prioridades de risco, garantindo o fluxo de informação entre serviços e instituições e planeando políticas de definição de fluxos e coortes;
- Garantir o retorno da informação sobre vigilância epidemiológica de infeção, de consumo de antimicrobianos e de resistências aos antimicrobianos às unidades clínicas; f) Garantir o cumprimento das normas e orientações nacionais do PPCIRA e da DGS e colaborar com a UR-PPCIRA e com a direção nacional do PPCIRA nas atividades do Programa;
- Colaborar no processo de notificação das doenças de declaração obrigatória;
- Promover a investigação de possíveis surtos, nomeadamente pela realização de inquéritos epidemiológicos e colaborar na realização de auditorias;
- Promover aquisição de conhecimento nesta área, através de investigação e intervenções de melhoria de qualidade;
- Ter como interlocutores privilegiados o diretor de serviço e o enfermeiro-chefe de cada serviço clínico, contratualizando com cada serviço objetivos e metas, podendo as ações de ordem prática ser dinamizadas por um médico e um enfermeiro de cada serviço, que funcionem como elos do processo;
- Integrar as suas atividades no plano e relatório anual de atividades da UR-PPCIRA e da direção nacional do PPCIRA.
- Gabinete Central Polo HUC - Piso 0 Prof. Mota Pinto 3004-561 Coimbra Telefone: 239 405 599
- Gabinete Hospital Geral Edifício Consulta Externa, Piso 1 Rua Central, Covões 3045-038 Coimbra Telefone: 239 800 100
- Gabinete Hospital Pediátrico, Piso 1 Avenida Afonso Romão 3000-602 Coimbra Telefone: 239 488 700
- Gabinete Hospital Sobral Cid, Pavilhão 5 Conraria 3040-714 Castelo Viegas, Coimbra Telefone: 239 796 400
- colaborar com o conselho de administração na definição dos objetivos gerais e sectoriais do hospital;
- preparar, segundo orientações do conselho de administração e em articulação com o serviço de gestão financeira e os restantes níveis intermédios de gestão, os planos de desempenho, o orçamento e demais documentos previsionais, assim como o relatório anual de gestão;
- acompanhar a execução dos contratos-programa e efetuar análises periódicas sobre a evolução dos principais indicadores de gestão, alertando para os desvios detetados face ao contratualizado;
- preparar e coordenar, segundo a estratégia definida pelo conselho de administração, o processo de contratualização interna;
- acompanhar periodicamente a execução da contratualização interna, alertando os níveis intermédios de gestão para os desvios detetados;
- centralizar e difundir a informação necessária aos diferentes níveis de gestão;
- assegurar o cumprimento as obrigações de reporte à tutela, no âmbito da atividade deste gabinete;
- implementar o sistema de controlo de gestão;
- proceder à elaboração de estudos no âmbito da sua atividade;
- propor a criação de centros de custos;
- promover o benchmarking interno e externo, divulgando informação pertinente para o efeito.
R
- Consultas:
- Internamento
- Técnicas:
- Estágios Médicos
- Artrite Reumatóide - Dra. Cátia Duarte e Prof. Pereira da Silva
- Lupus eritematoso sistémico - Prof. Luís Inês
- Esclerose sistémica progressiva - Dra. Maria João Salvador e Prof.ª Tânia Santiago
- Espondilartropatias seronegativas e Artrite Psoriática - Dra. Mary Lucy Marques
- Síndrome de Sjogren - Prof. Luís Inês
- Fibromialgia - Prof. Pereira da Silva, Dra. Mariana Luís, Psic. Ana Margarida Pinto
- Osteoporose - Prof. Pereira da Silva, Enf. Georgina Pimentel
- Cuidados centrados no doente - Prof. Pereira da Silva, Enf. Cláudia Paiva
- Imunologia das doenças reumáticas Imunomediadas - Prof. Artur Paiva (colab.)
- Apoio à decisão do Conselho de Administração através de propostas;
- Partilha de Informação quer interna, quer externamente;
- Um Espaço Cidadão disponibilizado aos profissionais;
- Gestão de Carreiras;
- Acompanhamento aos processos de recrutamento e seleção;
- Gestão do Arquivo;
- Orientação dos processos de aposentação;
- Monitorização da assiduidade;
- Atualização de escalas.
S
U
- Acesso automóvel próximo da saída dos doentes da Unidade;
- Áreas de armazenamento (MCC, Esterilização, etc);
- Áreas de transferência de materiais.
- Bloco operatório próprio com quatro salas;
- Pernoita com capacidade para 6 camas e 8 cadeirões
- Copas (para Pessoal e para apoio aos Utentes);
- Entreposto de sujos;
- Gabinete de Consulta Pré e Pós-Operatório;
- Gabinete de Observações;
- Gabinetes Administrativos;
- Instalações Sanitárias e vestiários (para Profissionais e Utentes);
- Posto de enfermagem;
- Recepção/Secretariado;
- Sala de cuidados pós-anestésicos (recobro);
- Sala de Reuniões;
- Zona de Desinfecção de mesas operatórias;
- Zona de espera para doentes e familiares;
- Zona de preparação de doentes;
- Zonas de Limpos.
- Colecistectomia Laparoscópica;
- Hemorroidectomia;
- Cirurgia de Correcção de fissura anal;
- Herniorrafias;
- Cirurgia Sinus Pilonidal;
- Hemitiroidectomia;
- Extracção quistos sebáceos, Lipomas, etc…;
- Cirurgia de implantes neuro-estimuladores vesical e/ou rectal.
- Biópsia de lesões da pele e mucosa oral
- Exérese alargada de lesões da pele da face e pescoço
- Extracção de dentes inclusos
- Exérese de quistos e tumores benignos ósseos da face
- Septoplastia
- Disjunção maxilar cirurgicamente assistida
- Cirurgia da catarata;
- Cirurgias plástica ocular;
- Injecções intra-oculares;
- Petrigions.
- Amigdalectomia;
- Adenoidectomia;
- Septoplastia;
- Turbinectomia;
- Meringotomia.
- Cirurgia artroscopica, joelho, punho e ombro;
- Bursectomia;
- Libertação túnel Cárpico;
- Extracção de prótese de fixação;
- Sinovectomia mão e dedos;
- Sinovectomia pé e dedos;
- Sinovectomia punho;
- EMOS.
- Biopsias;
- Circuncisão;
- Cistoscopia;
- Cirurgia do Hidrocelo;
- Cirurgia do Varicocelo;
- Correcção de incontinência urinária de esforço;
- Implante de neuro-estimulador vesical;
- Meatomia;
- Orquidectomia;
- Orquidopexia;
- Uretrotomia interna endoscópica;
- Vasectomia;
- Litotricia;
- Operação de Nesbit;
- Exérese de lesões de etiologia variada.
- Descompressões de nervo ou gânglio e secção de aderências Ncop;
- Libertação do Túnel cárpico.
- Conização da cervix;
- Excisão e destruição de lesão ou tecido da cervix;
- Curetagens;
- Laqueação tubar laparoscopica;
- Excisão de nódulos mamários;
- Incontinência urinária;
- Ressetoscopias para polipectomias.
- Safenectomia;
- Shunt arteriovenoso.
- Amputação de dedo;
- Avanço de enxerto pediculado;
- Biopsia de lesões da pele;
- Correcção de mamilo invertido;
- Correcção de sindactilia;
- Curetagem de lesões;
- Excisão radical de lesão da pele;
- Exerese de lesões da pele e mucosa oral;
- Exerese de cicatrizes;
- Exerese de corpos estranhos;
- Exerese de mamilo supranumerário;
- Ligação de enxerto pediculado ou retalho;
- Reconstrução do mamilo;
- Tenorrafia e tenolise;
- Tratamento de ectropion;
- Tratamento de orelhas descoladas;
- Síndrome do canal cárpico;
- Sinovectomia;
- Lipofilling;
- Blefaroplastia.
- Dr. Francisco Parente
- Profª. Doutora Natália António
- Dra. Patrícia Dias
- Dra. Patrícia Paiva
- Internos de formação específica:
- Dra. Cristina Carvalho (3º ano)
- Dra. Inês Jordão (2º ano)
- Dra. Carolina Félix (2º ano)
- Dr. Miguel Costa (2º ano)
- Dra. Joana Cunha, Diretora do Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão, que coordena
- Dra. Elisabete Pires, Diretora do Serviço de Gestão de Doentes
- Dr. Paulo Lourenço, Adjunto da Direção Clínica
- Dr. Pedro Belo Soares, Diretor do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica
- Dra. Sofia Lemos, Técnica Superior
- Maria do Céu Ventura, Assistente Técnica