Home  >>  Centros de Referência

Centro de Referência de Oncologia Pediátrica

O Serviço de Oncologia Pediátrica (serviço central do Centro de Referência de Oncologia Pediátrica) tem como missão o diagnóstico e tratamento integral de todas as crianças e adolescentes com cancro diagnosticado até aos 17 anos e 364 dias, na zona de influência da ARS Centro.

A colaboração com o único Centro de Referência de Onco-Oftalmologia, alargou a zona de influência do serviço a todo o país, com a referenciação do tumor ocular maligno mais frequente da infância (retinoblastoma), recebendo igualmente crianças dos países africanos de língua oficial portuguesa.

O Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi reconhecido em Março de 2016 pelo Ministério da Saúde, após evidência de concentração de competências de várias especialidades médicas e cirúrgicas e coesão interdisciplinar, associadas à disponibilidade de recursos técnicos e tecnológicos.

A coordenadora é desde essa data, a Dra. Alice Carvalho e o diretor de serviço de Oncologia Pediátrica é desde Abril de 2019 o Dr. Manuel Brito, ambos, assistentes graduados de pediatria e oncologistas pediatras. A enfermeira Luísa Ribeiro é a enfermeira chefe do serviço.

A maior possibilidade de informação e acesso a novas terapêuticas e a integração na Rede Europeia de Oncologia Pediátrica (European Reference Network-PaedCan) a que o centro pertence, tornam a possibilidade de tratamento transfronteiriço real e provavelmente mais frequente nos próximos anos.

A experiência acumulada e a comunicação com outras instituições nacionais e internacionais, tem permitido prestar cuidados de saúde de elevada qualidade e taxas de sobrevida semelhantes a outros países europeus. O centro incentiva a integração em protocolos de investigação científica, de acordo com o estado de arte e decisão da família ou doente.

Estão constituídas equipas interdisciplinares com dedicação particular aos diferentes grupos de tumores, que atuam em simultâneo ou sequencialmente para disponibilizar a melhor terapêutica possível constituindo o processo assistencial do doente e que difere de acordo com o diagnóstico. (ver lista de profissionais envolvidos por área de atuação).​​​​​​​

​​​​​​​
​​​​​​​Documentos

​​​​​​​Lista de ​​​​​​​profissionais envolvidos por área de atuação