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SAMA2020 | Operação nº 035471 | TD_CHUC - Transformação Digital no CHUC
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Ficha de Projeto | SAMA2020 Operação nº 035471  | TD_CHUC - Transformação Digital no CHUC 
   
Designação do Projeto TD_CHUC - Transformação Digital no CHUC 
Código do Projeto POCI-02-0550-FEDER-035471
Objetivo principal Implementar um programa de transformação digital que permita resolver os seguites problemas estruturais:
• Baixo nível de interação digital com os utentes, através do portal CHUC, devido a pouco conteúdos e fraca disseminação, sendo exemplos possíveis;
• Incapacidade de responder ás circulares normativas da SPMS sobre Cibersegurança - Infraestruturas de rede obsoletas, ausência de sistemas de backup para disco e sistemas de backup para tape obsoletos, ausência de sistemas de alerta, ausência de politicas de segurança da informação;
• Desconhecimento da situação interna face ao RGPD;
• Baixo índice de desmaterialização de processos em áreas administrativas e necessária digitalização do arquivo clínico em papel;
• Infraestrutura da rede wireless com pouca expressão – impede o uso de canais comuns de comunicação (smartphones) entre utentes e profissionais tirando partindo das interações com as redes sociais;
Região de intervenção Centro
Entidade beneficiária CHUC - CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, EPE
Data de aprovação  
Data de início sexta-feira, 1 de junho de 2018
Data de conclusão domingo, 31 de maio de 2020
Custo total elegível 970.000,00 €
Apoio financeiro da União Europeia 824.500,00 €
   
Objetivos O projeto agora apresentado pretende responder a um conjunto de objetivos operacionais distribuídos por 5 suboperações e diversas atividades, de modo a promover a Transformação Digital no CHUC.
  1. Criar um portal organizacional do utente multicanal que envolva o paciente na troca de informação de saúde complementando a informação já disponível no Portal do Utente contribuindo para mais eficientes cuidados de saúde prestados e maior satisfação dos utentes e profissionais;
  2. Criar um portal organizacional do profissional multicanal que promova os contactos dos utilizadores por esta via com as estruturas de suporte de modo a rentabilizar os processo e diminuir o tempo de resposta dos mesmos;
  3. Substituir as firewall obsoletas por um moderno sistema de segurança de perímetro que permita fazer frente ao nível de ameaça dos recentes ciberataques promovendo a segurança da informação e garantindo um clima de confiança aos utilizadores;
  4. Complementar o atual sistema de antivírus com um sistema avançado de segurança de endpoint que retire dos mesmos o peso de processamento e que garante uma gestão eficaz a partir de uma consola centralizada;
  5. Implementar um Sistema de Gestão de Eventos de Segurança (SIEM) que permita cruzar informação de múltiplas fontes (logs aplicacionais, acesso, sistemas antivírus, firewall) permitindo proactivamente encontrar padrões de atividades intrusivas mesmo antes de elas acontecerem criando assim um mecanismo eficaz em termos de segurança da informação;
  6. Iniciar e concluir o processo de Certificação ISO 27001, em linha com as orientações de segurança da informação preconizadas pela SPMS, enfatizando o papel do gestor de segurança da informação, conferindo á organização um quadro de operação de sistemas de informação seguro e de acordo com as melhores práticas operacionais;
  7. Substituir sistemas de salvaguarda da informação (Backup) monolíticos e obsoletos por sistemas modernos que permitam inclusivamente a continuidade de Negócio em sistemas locais ou inclusivamente na Cloud em caso de disrupção grave dos sistemas produtivos;
  8. Desmaterializar um conjunto de processos muito relevantes em áreas administrativas e clínicas através da adoção de um sistema de gestão documental em toda a organização complementado com digitalização de documentos em massa que permitam converter parte do arquivo clínico em papel de modo a permitir uma transição suave com a adoção do SONHO / SCLINICO iniciadas com a candidatura anterior em 2015;
  9. Expandir o sistema de gestão de atendimento e utilizar os quiosques eletrónicos para outras aplicações multicanal a disponibilizar para utentes e profissionais, promovendo um maior e melhor acesso aos serviços e processos;
  10. Realizar uma extensa Auditoria de modo a determinar o grau de Conformidade com o Regulamento Geral de Privacidade de Dados (RGPD) antevendo potenciais problemas na sua adoção, evitando assim o impacto negativo das pesadas sanções de não conformidade que o mesmo determina;
  11. Implementar uma Plataforma de gestão da privacidade dos dados que permita estabelecer um mecanismo de controlo para a aplicação do RGPD garantindo os direitos dos utentes e profissionais previstos no regulamento;
  12. Implementar uma Plataforma “Internet das Coisas” (IoT) que permita uma camada de interoperabilidade agnóstica sem precedentes, promovendo o uso de dispositivos médicos e recolha de informação de saúde para integração direta no processo clínico dos utentes, abrindo assim a porta a que o Big Data possa apreender e geral informação de decisão clínica com valor acrescentado incalculável;
  13. Substituir o Core de Rede obsoleto e sem suporte do Hospital Geral bem como a estrutura de fibra ótica que já não suporta as velocidades de interligação hoje disponibilizadas pelos sistemas de rede, permitindo que as aplicações fluam, aumente a experiência do utilizador e consequentemente a sua satisfação;
  14. Expandir a Rede Wireless no CHUC de modo promover o acesso a esta funcionalidade que permite nos dias de hoje a comunicação universal e a interligação cada vez mais importante com as redes sociais, não esquecendo a vertente de uso clínico com a possibilidade de implementação de sistemas cada vez mais próximos do paciente (POC) permitindo que os cuidadores não se afastem substancialmente dos locais de prestação dos cuidados para execução das tarefas de documentação o que potencia os cuidados de saúde prestados;
  15. Dotar o CHUC de um parque de computadores portáteis que promovam a mobilidade dos sistemas de informação aumentando o seu uso e otimizando ao mesmo tempo o investimento através da disponibilização a utilizadores pontuais que não necessitam de um equipamento fixo atribuído
  16. Promover em sede de disseminação do Projeto um conjunto de workshops e conferências com oradores de renome no sentido de promover a Transformação Digital no CHUC, levando aos profissionais um conjunto de informação muto relevante e contextualizada sobre a matéria;
   
Principais atividades S01 - Informação Centrada nas Pessoas
  Portal & App do Utente [mychuc@utente]
  Portal & App do Profissional [mychuc@profissional]
  S02 – Cibersegurança
  Segurança de perímetro
  Segurança de Endpoint
  Análise avançada de Eventos de SEGURANÇA (SIEM)
  Certificação ISO 27001
  Salvaguarda de Informação e Continuidade de Negócio
  S03 - Desmaterialização de Processos
  Gestão Documental
  Quiosques Eletrónicos
  S04 – Regulamento Geral de Privacidade de Dados (RGPD)
  Auditoria e Conformidade
  Plataforma de Gestão da Privacidade dos dados e Consentimento
  S05 - IOT Cloud & Infra-estrutura Mobile
  Plataforma IOT na Cloud
  Core de rede HG e reformulação da fibra ótica no HG e HSC
  Expansão da Rede Wireless
  Equipamentos portáteis
   
Resultados esperados / atingidos S01 - Informação Centrada nas Pessoas
  1.     Redução de horas de trabalho médicas em registos documentais.
  2.     Grau de utilização de app e portal.
  3.     Aumento da prestação de serviços
  4.     Redução dos tempos de espera
  5.     Redução da utilização de consumíveis
  S02 – Cibersegurança
  1.     Redução de horas de trabalho médicas e de outros profissionais
  2.     Ciberataques com sucesso até 2020
  S03 - Desmaterialização de Processos
  1.       Grau de utilização de serviços informáticos pela força de trabalho
  2.     Grau de utilização dos quiosques eletrónicos
  3.     Redução da utilização de consumíveis
  S04 – Regulamento Geral de Privacidade de Dados (RGPD)
  1.       Coimas relacionadas com informação pessoal dos utentes, profissionais, etc.
  S05 - IOT Cloud & Infra-estrutura Mobile
  1.       Redução dos custos com manutenção
  2.       Redução do tempo necessário para aceder ao sistema IT
   

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