Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Órgãos de Apoio Técnico    >>  Órgãos Permanentes de Apoio Técnico    >>  Comissão Local de Informatização Clínica

Comissão Local de Informatização Clínica

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2016 e do Despacho n.º 3156/2017, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde solicitaram, de acordo com este Despacho, a designação de elementos para constituir a Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC) dos hospitais.

A CLIC tem como principais atribuições:

- Garantir que a estratégia TIC da respetiva entidade considera os objetivos da ENESIS 2020, integra as suas iniciativas e boas práticas no eSIS;

- Implementação de iniciativas no âmbito da ENESIS 2020, coordenando as atividades dos diversos departamentos e serviços envolvidos, atribuindo responsabilidades locais pelo cumprimento dos objetivos e SIS;

- Monitorizar no CHUC a implementação das iniciativas e acompanhamento de indicadores e risco e reportar essa avaliação através da plataforma de Gestão de Portfólio de Iniciativas disponibilizada.

1. À comissão local de informatização clínica compete apoiar o conselho de administração na área das tecnologias e sistemas de informação clínica.

2. A comissão local de informatização clínica é nomeada pelo conselho de administração, integrando o vogal com o pelouro, que coordena, dois médicos indicados pelo diretor clínico, dois enfermeiros indicados pelo enfermeiro diretor, o diretor do serviço de tecnologias e sistemas de informação, um técnico superior de informática, o diretor do serviço de gestão de doentes, o diretor do serviço de planeamento e controlo de gestão e um técnico superior de saúde.

3. Compete, nomeadamente, à comissão local de informatização clínica:

a) Dar parecer sobre a evolução da arquitetura dos sistemas de informação e a organização de processos;

b) Participar na elaboração e manutenção atualizada do plano informático do hospital;

c) Monitorizar a implementação das opções estratégicas relacionadas com o sistema de informação;

d) Promover a harmonização da informação clínica e administrativa existente nos sistemas de informação;

e) Promover a integração das aplicações informáticas existentes no hospital;

f) Avaliar o grau de cumprimento da política de confidencialidade para assegurar a proteção de dados e a informação relativa a utentes e trabalhadores, em conformidade com a legislação em vigor;

g) Colaborar na promoção de medidas de reforço efetivo da privacidade e da proteção de dados dos utentes e profissionais em conformidade com a legislação em vigor.

4. A comissão local de informatização clínica pode constituir grupos especializadosde apoio ao desenvolvimento, adequação e otimização de aplicações informáticas.

• Dr. Pedro Simões, vogal executiva do pelouro, que coordena;
  • Dr. Miguel Félix;
  • Dr. Paulo Lourenço;
  • Enf.ª Elisa Teles de Melo;
  • Enf.º João Filipe Fernandes;
  • Eng.º Rui Gomes;
  • Eng.ª Margarida Marques;
  • Dra. Elisabete Pires;
  • Dra. Joana Cunha;
  • Dr. José Carneiro.

A coordenação da CLIC compete ao elemento do Conselho de Administração.