Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Departamentos / Serviços de Ação Médica    >>  Departamento de Cirurgia e Gastrenterologia    >>  Cirurgia Geral     >>  Unidade de Transplantação Hepática Adultos

Unidade de Transplantação Hepática Adultos

Apresentação

A transplantação hepática em Portugal, iniciada nos Hospitais da Universidade de Coimbra a 26 de Outubro de 1992, apresentou desde então uma evolução crescente, tanto no que concerne ao número de transplantes como no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados.

O CHUC desempenhou e continua a desempenhar um papel importante na Transplantação Hepática a nível nacional. Desde o início do programa de transplantação sempre existiu a ambição de desenvolver e criar novas competências, como são exemplos, a transplantação pediátrica, o transplante de dador vivo pediátrico e de adulto ou transplante sequencial.

A UTHPA é constituída por dois polos (adultos e pediátrico) e tem como responsabilidade assegurar responder às necessidades de região centro de transplantação hepática de adulto e nacionais da transplantação hepática pediátrica.

A UTHPA dispõe de uma equipa multidisciplinar dedicada e a esta atividade e com condições técnicas para realizar procedimentos diferenciados e complexos, alguns dos quais exclusivos deste centro, a nível nacional.

A filosofia de funcionamento da unidade é focalizada nas necessidades dos doentes, colocando-os no centro de todo o processo. Deste modo, os cuidados são baseados numa relação contínua dos profissionais de saúde, com disponibilidade diária de 24 horas. Os cuidados são adequados de acordo com as necessidades dos doentes no que diz respeito à acessibilidade, equidade, segurança, continuidade de cuidados e qualidade clínica.

O CHUC é centro de referência para Transplantação Hepática.

Coordenadora: Dra. Dulce Diogo

Enfermeira Gestora- Polo HUC: Enfª Cremilde Costa (dec: 6242)

Contactos:

Polo HUC