Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Órgãos de Apoio Técnico    >>  Comissão da Qualidade e Segurança do Doente

Comissão da Qualidade e Segurança do Doente

1. À comissão de qualidade e segurança do doente (CQS) cabe a promoção e o desenvolvimento de uma cultura de qualidade e segurança que satisfaça os objetivos estratégicos do CHUC e lhe confira o reconhecimento de excelência.

2. A política de qualidade e segurança a prosseguir incluirá a aplicação global, sectorial ou local de sistemas de gestão da qualidade, de acordo com as opções estratégicas do hospital.

3. A CQS é presidida pelo presidente do conselho de administração do CHUC e integra o diretor clínico e o enfermeiro-diretor, ou os elementos em quem estes delegarem, o gestor do risco clínico, o gestor do risco não clínico, o gestor da qualidade, um administrador hospitalar, o responsável pelo serviço social e o diretor do serviço de instalações e equipamentos.

4. No âmbito do desenvolvimento dos objetivos estratégicos definidos pelo conselho de administração, compete à CQS, nomeadamente:
a) Apoiar o conselho de administração na definição da política de qualidade e segurança do doente;
b) Elaborar o plano de qualidade e segurança do hospital em articulação com o gabinete de qualidade;
c) Avaliar de modo contínuo as diferentes dimensões da qualidade, analisando nomeadamente, os relatórios provenientes do gabinete do utente, da gestão do risco ou de outras áreas consideradas
pertinentes e propor medidas corretivas;

Dr. Francisco Maio Matos - Presidente (por delegação de competências do Conselho de Administração)

Enf.ª Emília Torres (por delegação da Enfermeira Diretora)

Dra. Dulce Diogo (por delegação do Diretor Clínico)

Dra. Marta Bronze (Administrador Hospitalar)