Hospitalização – Informações Úteis
Antes do Internamento:
O que deve trazer:
- Roupa adequada ao internamento: pijama, roupão, chinelos de quarto, roupa interior e objetos de higiene pessoal;
- Medicação que tome habitualmente (não deverá, contudo, tomar nenhuma medicação sem indicação do médico ou do enfermeiro);
- Exames complementares de diagnósticos realizados recentemente que não tenham sido realizados no CHUC (análises, radiografias, ecografias, TAC);
- Documentos de identificação: Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Cartão de Utente do SNS, Cartão de Marcação de consultas/exames, Cartão de Beneficiário da Segurança Social e/ou da Entidade Responsável pelo pagamento das despesas hospitalares (ADSE, SAMS, Seguro de Saúde, etc.), Boletim de Saúde Infantil (no caso de internamento no Pediátrico) ou Boletim da Grávida (no caso de internamento nas maternidades).
Internamento
O que trazer
- Livros, revistas, tablets, computador pessoal, telemóvel, rádio portátil (de preferência com auscultadores), ou outros que o ajudem a passar o tempo.
Todos os objetos devem ser de uso pessoal e não devem ser partilhados com outros doentes.
O CHUC declina qualquer responsabilidade por qualquer dano ou extravio dos objetos trazidos para o hospital.
- O que deve evitar trazer
- Dinheiro e objetos pessoais: Sempre que possível, não deve ter valores no hospital
- Se decidir manter os bens na sua posse deverá preencher, de imediato, a Declaração de Posse de Espólio de acordo com as normas internas, solicitando-a á equipa de enfermagem. No caso de incumprimento do conteúdo do parágrafo anterior, o CHUC declina qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou danos de bens que não lhe sejam confiados.
- Pode solicitar mais esclarecimentos ao profissional que o atenda.
- Durante o Internamento:
- A informação clínica ser-lhe-á prestada pelos profissionais de saúde que lhe prestam cuidados (médico assistente, enfermeiro ou outro membro da equipa de saúde). A informação relativa á sua situação de doença ser-lhe-á comunicada pelo seu médico assistente, sempre pessoalmente. Para qualquer eventualidade, indique uma só pessoa, da família ou amigo, com quem a equipa possa falar;
- Procure cumprir sempre as orientações dos profissionais no que diz respeito à sua situação de saúde.
- Para além das regras gerais que dizem respeito a normas da instituição, cada serviço pode ter normas específicas de acordo com diferentes situações. Essas informações ser-lhe-ão fornecidas pelos profissionais do serviço onde estiver internado.
Alta Hospitalar
A alta é-lhe comunicada com antecedência para que possa, em conjunto com a sua família, fazer os preparativos necessários à sua saída: providenciar roupa adequada para quando sair do hospital, providenciar transporte ou outros equipamentos que sejam necessários.
Antes da saída do internamento deverão ser entregues, por parte da equipa de saúde, um conjunto de documentos que podem incluir:
- A carta de alta (carta para ser entregue ao seu médico e enfermeiro de família);
- A marcação de consulta (se necessário);
- Receita médica e/ou requisições de exames complementares de diagnóstico para efetuar antes da próxima consulta (se necessário);
- Certificado de incapacidade temporária (baixa) ou atestado médico (se necessário);
- Declaração de internamento (se necessário);
- Não se esqueça de pedir a sua medicação (caso tenha sido entregue à equipa de enfermagem) e a devolução dos seus bens, se solicitou a guarda dos mesmos.
Deve também esclarecer com os profissionais de saúde todas as suas dúvidas quanto aos cuidados a ter no domicílio.