Home  >>  Home

CHUC e SRCentro da Ordem dos Enfermeiros promovem literacia em Saúde

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro) vão dinamizar, no dia 7 de Setembro (sexta-feira), uma iniciativa para divulgar a Área do Cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Durante o período da manhã, enfermeiros de ambas as instituições irão promover a literacia em saúde, fomentando a inclusão digital dos cidadãos junto das áreas com utentes (salas de espera) do polo HUC. Os profissionais de enfermagem irão apresentar o Portal do SNS e as diversas funcionalidades existentes que permitem simplificar as rotinas dos cidadãos, minimizando as suas deslocações e perdas de tempo.

Para uma otimização da gestão de dados em saúde, esta plataforma online disponibiliza vários serviços, dos quais se destacam:
- marcação de consultas sem necessidade de deslocação aos Centros de Saúde;
- renovação de medicação habitual;
- acesso ao guia de tratamento relativo a cada prescrição médica;
- consulta de história clínica passada e presente;
- acesso ao testamento vital;
- visualização do cartão de pessoa com doença rara;
- partilha de informação com os profissionais de saúde;
- pedido de isenção de taxas moderadoras.

Mais se informa que o registo é fácil, seguro e confidencial:
Com a Área do Cidadão: a sua saúde + perto de si!

Refira-se que o Dia Internacional da Literacia foi instituído pela UNESCO em 1965 e celebrado, pela primeira vez, em 1966. Com o objetivo de erradicar a iliteracia, reconhece-se que as tecnologias de informação e comunicação criam novas oportunidades e contribuem para ampliar o acesso à aprendizagem e melhorar as qualidades e valências dos cidadãos. Daí a importância da literacia para a construção de sociedades mais inclusivas, equitativas, modernas e sustentáveis que se desenvolvem num mundo (cada vez mais) digital.

Para visualizar o vídeo sobra a Área do Cidadão do Portal do SNS, clique aqui.

Actualizado em: 06.09.2018 pelas 11:50