Home  >>  Home

Atribuição de mais quatro Centros de Referência nacionais ao CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) viu aceite todas as suas candidaturas a Centros de Referência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, com a atribuição de mais quatro Centros de Referência, continuando, assim, a manter-se como a instituição mais diferenciada a nível nacional com um total de 18 de Centros de Referência.

Depois dos 14 Centros de Referência nacionais reconhecidos em 2016 [i], o CHUC tem mais quatro áreas de referenciação: fibrose quística, neurorradiologia de intervenção na doença cerebrovascular, coagulopatias congénitas e implantes cocleares.

O Conselho de Administração considera “que o reconhecimento destas quatro novas áreas de intervenção  reforça o posicionamento do CHUC, EPE como hospital de referência. Por sua vez, a constituição de Centros de Referência é uma oportunidade de desenvolvimento organizacional de grande amplitude, com impacto directo na qualidade da prestação de cuidados de saúde e na formação clinica altamente diferenciada.”

A par destes 18 Centros de Referência nacionais, o CHUC tem também 10 Centros reconhecidos a nível europeu - European Reference Networks -: ERN BOND, ERN EYE, ERN EURACAN, ERN EpiCARE, ERN EuroBloodNet, ERN ITHACA, MetabERN, ERN PaedCan, RareERN RARE-LIVER, ERN TRANSPLANT-CHILD.

CHUC, 02-08-2017

[i] O CHUC é, desde 2016, Centro de Referência nacional em transplantes de coração, onco-oftalmologia, transplantação hepática pediátrica e de adultos, cardiologia de intervenção estrutural, cardiopatias congénitas, doenças hereditárias do metabolismo, epilepsia refratária, cancro do esófago, cancro do testículo, cancro do reto, sarcomas das partes moles e ósseos, cancro hepatobilio/pancreático, oncologia pediátrica e transplante de rim adultos.

ltima actualizao: 09.08.2017 pelas 16:11