Encontro "Liderança e Governação Clínica"

Poster

Programa / Booklet

>>  INSCREVA-SE  <<

LIDERANÇA E GOVERNAÇÃO CLÍNICA

UM COMPROMISSO COM O SNS

As organizações de saúde são responsáveis pela gestão e melhoria contínua da qualidade dos serviços, devendo garantir, em cada momento, elevados padrões de qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos.

É neste sentido que a liderança e a governação clínica desempenham um papel fundamental ao proporcionar ambientes seguros para a prestação de cuidados e, simultaneamente, ambientes capazes de promover a excelência clínica na oferta de cuidados de saúde.

No entanto, as oportunidades para discutir e aprofundar conhecimentos e técnicas de liderança e governação clínica são limitadas, ou mesmo inexistentes, na larga maioria dos programas de formação pré e pós-graduada nas diferentes profissões da saúde.

A liderança nas instituições de saúde é fator determinante para a boa governação das mesmas, como forma de manter equipas motivadas para enfrentar os desafios e mudanças com que equipas, profissionais de saúde e cidadãos utilizadores dos serviços se confrontam.

Os desafios inerentes aos processos de governação clínica poderão ser ultrapassados com forte consciência da multi e interprofissionalidade na abordagem dos processos de trabalho. A boa gestão, a formação e treino dos profissionais, a gestão do risco, as auditorias clínicas, a transparência, a investigação e desenvolvimento e a participação do cidadão são eixos determinantes para alcançar a efetividade clínica e a melhoria contínua.

Ao promover este encontro de partilha e discussão, a Enfermeira Diretora e os enfermeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra procuram criar um espaço que envolva e dinamize todos os profissionais de saúde numa reflexão conjunta sobre estes domínios.

Movidos pela convicção de que só o trabalho em equipa pode dar robustez ao desígnio do Serviço Nacional de Saúde, o encontro “Liderança e Governação Clínica – Um Compromisso com o SNS”, tem como objetivo: atingir um público vasto e reunir o maior número de profissionais das mais diferentes áreas da saúde envolvidas na governação clínica, reforçando a consciência da importância do trabalho em equipa; promover atitudes e práticas para a mudança positiva na qualidade e segurança dos ambientes clínicos do SNS.

Neste contexto, peritos na área da liderança e da governação clínica partilharão as suas experiências e ideias e ajudarão a fornecer uma perspetiva desafiadora sobre como podemos integrar práticas promotoras da melhoria da qualidade clínica em saúde.

Agradecemos antecipadamente a sua participação neste encontro e o seu interesse e dedicação na criação de ambientes de trabalho em que a excelência no atendimento clínico seja um desígnio.

Será uma honra poder recebê-lo neste dia!

>>  INSCREVA-SE  <<

Cartaz Encontro "Liderança e Governação Clínica - Um compromisso com o SNS"

Booklet Encontro "Liderança e Governação Clínica - Um compromisso com o SNS"