Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Estrutura Organizacional    >>  Suporte à Prestação de Cuidados    >>  Unidade Hospitalar de Gestão do Acesso a Primeira Consulta

Unidade Hospitalar de Gestão do Acesso a Primeira Consulta

1. A unidade hospitalar de gestão do acesso à primeira consulta (UHGAPC) é uma estrutura de apoio ao programa de consulta a tempo e horas (CTH), sedeada no hospital.

2. À UHGAPC compete, em geral, divulgar e garantir o cumprimento das disposições legais relativas à CTH por todos os serviços da instituição.

3. A UHGAPC é composta um médico, que coordena, e por um administrador hospitalar, nomeados pelo conselho de administração.

4. O coordenador deverá elaborar num prazo de 15 dias, para aprovação pelo conselho de administração, o plano de ação que se propõe desenvolver.

5. Compete, em especial, à UHGAPC:
a) A centralização dos procedimentos de gestão do acesso à primeira consulta de especialidade;
b) A supervisão de todo o circuito do doente inscrito em lista para primeira consulta e acompanhamento dos seus vários movimentos na lista;
c) A monitorização do funcionamento do programa da CTH, identificando desconformidades e definindo medidas corretivas a adotar;
d) A elaboração da informação necessária para o planeamento, a gestão e a tomada de decisões pelo CA relativos à lista de espera para primeira consulta;
e) A avaliação e a comunicação às entidades superiores competentes, de toda a informação considerada pertinente.

Coordenador:
Dr. Jorge Manuel dos Santos Fortuna