Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Estrutura Organizacional    >>  Suporte à Prestação de Cuidados    >>  Unidade de Nutrição e Dietética

Unidade de Nutrição e Dietética

1. A unidade de nutrição e dietética (UND) é coordenada por um médico com formação adequada, nomeado pelo conselho de administração, sob proposta do diretor clínico.

2. O coordenador deverá elaborar num prazo de 15 dias, para aprovação pelo conselho de administração, o plano de ação que se propõe desenvolver.

3. Junto da UND funciona o conselho de nutrição e dietética, que, para além do coordenador da unidade, integra um médico com formação em nutrição clínica, um nutricionista ou dietista, um técnico superior de saúde com formação em qualidade e higiene alimentar, um farmacêutico e um enfermeiro, todos nomeados pelo conselho de administração, sob proposta do coordenador.

4. A unidade de nutrição e dietética compreende as seguintes áreas funcionais: nutrição clínica e supervisão do funcionamento dos serviços de alimentação.

5. A área de nutrição clínica articula-se com os serviços de cuidados médicos e consiste, entre outros, no atendimento personalizado de doentes internados ou em regime ambulatório para avaliação e elaboração de plano nutricional individual e acompanhamento nutricional subsequente, sempre que clinicamente necessário. Compete-lhe, designadamente:

a) Diagnosticar a desnutrição, identificar doentes em risco, estudar os seus desequilíbrios alimentares e participar na avaliação do respetivo estado nutricional;
b) Intervir no domínio da terapêutica dietética, implementar o suporte nutricional e participar na respetiva monitorização, incluindo os seus efeitos adversos;
c) Promover a investigação clínica e a investigação biomédica em nutrição;

6. A área de supervisão técnica do serviço de alimentação articula-se com os serviços hoteleiros, os serviços clínicos e os prestadores dos serviços de alimentação em regime de outsourcing e compete-lhe, designadamente:
a) Controlo técnico e de qualidade da alimentação de doentes e de pessoal;
b) Controlo higio-sanitário dos alimentos, das instalações e equipamentos dos serviços de alimentação, copas e outros relacionados com o armazenamento, manipulação e distribuição alimentar;
c) Colaboração no controlo económico relativo à alimentação de doentes e de colaboradores do CHUC.

7. Compete também a esta unidade promover a articulação com organismos de saúde, de educação ou outros, em especial comunitários, na prossecução de boas práticas nutricionais.

Coordenadora:
Prof. Doutora Lélita Santos