Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Estrutura Organizacional    >>  Suporte à Prestação de Cuidados    >>  Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa

Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa

1. O serviço de assistência espiritual e religiosa (SAER) presta apoio espiritual e religioso aos doentes e seus familiares, bem como aos profissionais do hospital.

2. O SAER integra os ministros de confissão católica e os ministros de outras confissões e religiões que regularmente assistam doentes do CHUC.

3. O responsável do SAER é nomeado pelo conselho de administração de entre os ministros das confissões religiosas devidamente acreditados.

4. O responsável deverá elaborar, num prazo de 15 dias, para aprovação pelo conselho de administração, o plano de ação que se propõe desenvolver.

5. No cumprimento da lei da liberdade religiosa, têm acesso ao CHUC os ministros de todas as confissões e religiões que se dirijam ao CHUC para assistir doentes e lhes prestar o apoio solicitado, salvaguardando-se a exigência de registo prévio junto do responsável pelo SAER, com apresentação de documentação adequada, para acreditação e atribuição do cartão de identificação a exibir, sempre que se encontrem em serviço no hospital.

.