HomePage do CHUC      Comemorao dos 35 anos do SNS

Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Estrutura Organizacional    >>  Formação, Investigação Inovação e Desenvolvimento    >>  Unidade de Inovação e Desenvolvimento

Unidade de Inovação e Desenvolvimento

1. A unidade de inovação e desenvolvimento (UID) é uma estrutura de apoio e consulta do conselho de administração, para as opções estratégicas nas áreas da inovação, desenvolvimento e investigação.

2. A direção da UID é composta por três membros nomeados pelo conselho de administração, sendo um deles indicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, através da Comissão Mista.

3. O Diretor da UID é proposto pelo presidente do conselho de administração.

4. Ao diretor compete o acompanhamento e coordenação global das atividades e a representação da unidade.

5. O diretor deverá elaborar, num prazo de 15 dias, para aprovação pelo conselho de administração, o plano de ação que se propõe desenvolver.

6. A UID bem como as estruturas que a integram regem-se por regulamento próprio, a aprovar pelo conselho de administração do CHUC, ouvido o CIDI.

7. São competências da UID:
a) Apoiar o conselho de administração na definição das políticas de inovação, desenvolvimento e investigação;
b) Identificar e promover sinergias entre as estruturas que a integram;
c) Identificar parceiros externos que possam trazer vantagens competitivas ao CHUC;
d) Identificar e proteger tecnologias e metodologias inovadoras, geradas no CHUC, que possam ser partilhadas ou patenteadas;
e) Promover a oferta da prestação de serviços dos seus membros, junto dos públicos-alvo.

8. A UID integra o centro de ensaios clínicos, o centro de investigação, o centro de treino de competências clínicas básicas, o centro de treino de competências clínicas avançadas, o gestor da investigação, o núcleo de epidemiologia, o núcleo de bioestatística e outras estruturas que a todo o
momento, o conselho de administração entenda relevantes.

9. Os responsáveis pelas estruturas integrantes da UID são nomeados pelo conselho de administração, ouvido o presidente desta.

10. Compete ao centro de ensaios clínicos, coordenar e apoiar todos os ensaios clínicos do CHUC, supervisionar o seu circuito e o cumprimento das regras de segurança, assegurar a fiabilidade dos contratos financeiros e identificar novos projetos.

11. Compete ao centro de treino de competências clínicas básicas contribuir para a educação prégraduada, nomeadamente na componente de treino semiológico, baseado em modelos e estudo tutoriaI.

12.Compete ao centro de treino de competências clínicas avançadas contribuir para a formação pósgraduada baseada no treino, na investigação e na inovação.

13. Compete ao gestor da investigação identificar as grandes linhas da investigação em saúde e incentivar o desenvolvimento de projetos, identificar linhas de financiamento e apoiar as candidaturas, emitir pareceres, elaborar o inventário de recursos existentes, fomentar parcerias e o estabelecimento de redes e estimular e apoiar a publicação de trabalhos.

14. Compete aos núcleos de epidemiologia e de bioestatística apoiar o desenho metodológico de projetos de investigação, efetuar a análise de resultados, elaborar estudos e análises para apoio à decisão dos órgãos de gestão, tratar e dinamizar os registos de patologias.

15. Junto da UID funciona o conselho para a inovação, desenvolvimento e investigação (CIDI), de que fazem parte o diretor da UID, que preside, os responsáveis pelas estruturas que a integram, o diretor pedagógico e científico, dois representantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, dois profissionais de serviços diferentes do CHUC e seis personalidades externas ou internas, de reconhecido mérito, no âmbito das funções da UID.

Diretora:
Prof. Doutora Catarina Isabel Neno Resende Oliveira