HomePage do CHUC      Comemorao dos 35 anos do SNS

Home  >>  Centro Hospitalar  >>  Órgãos de Apoio Técnico    >>  Comissão de Normalização de Materiais e Equipamentos Clínicos

Comissão de Normalização de Materiais e Equipamentos Clínicos

1. À comissão de normalização de material de consumo clínico e de equipamentos clínicos (CNMEC) compete pronunciar-se sobre todos os assuntos relativos à política de consumo clínico e de aquisição de equipamentos da mesma tipologia no hospital.

2. A CNMEC é constituída pelo vogal do conselho de administração com o pelouro, que coordena, pelo diretor do serviço de aprovisionamento, por dois médicos indicados pelo diretor clínico, dois enfermeiros indicados pelo enfermeiro diretor e um técnico de diagnóstico e terapêutica, pelo responsável do gabinete de gestão de projetos e investimentos e pelo diretor dos serviços de instalações e equipamentos.

3. Compete, nomeadamente, à CNMEC:
a) Colaborar na atualização permanente do inventário do parque de equipamentos existentes;
b) Sinalizar atempadamente ao conselho de administração as necessidades de substituição ou de atualização de equipamentos;
c) Fomentar a utilização partilhada e racional de equipamentos;
d) Emitir parecer sobre a introdução de novos materiais de consumo e sobre a aquisição de equipamentos, em função das existências e da sua taxa de utilização;
e) Propor, ao conselho de administração, uma política de normalização de consumos;
g) Pronunciar-se sobre a aceitação de equipamentos doados, nomeadamente dos que impliquem a utilização de consumíveis..